Richmond-pnld2018-esp-sl-3 (2017-08-07 6: 52: 49) md5: 6DA6dbead2BC5901A21F57CF3096bfbb sistema Atlas conversor docx linearizado pnld2018 Copyright 2017 Editorial Sentidos en lengua española



Descargar 7.91 Mb.
Página1/87
Fecha de conversión06.08.2018
Tamaño7.91 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   87

richmond-pnld2018-esp-sl-3 (2017-08-07 16:52:49) - MD5:6DA6DBEAD2BC5901A21F57CF3096BFBB
Sistema Atlas - conversor DOCX linearizado PNLD2018 - Copyright © 2017 Editorial 5

Sentidos en lengua española
Luciana Maria Almeida de Freitas, Elzimar Goettenauer de Marins
Richmond
Página 1

Sentidos en lengua española



Componente curricular:

Língua Estrangeira Moderna - ESPANHOL

3

Ensino Médio



MANUAL DO PROFESSOR

Luciana Maria Almeida de Freitas
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, na qual leciona disciplinas de Prática de Ensino de Espanhol e de Português. Licenciada em Letras, com habilitação em Português e Espanhol, pela UniverCidade. Bacharela e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Letras (área de concentração: Linguística) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora em Letras Neolatinas (área de concentração: Estudos Linguísticos Neolatinos, opção Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou durante treze anos em escolas públicas e privadas da Educação Básica, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, e em universidades privadas. Tem pesquisado e desenvolvido projetos diversos que envolvem a Educação Linguística em Língua Espanhola.

Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual leciona disciplinas de Língua Espanhola e Estudos Temáticos de Linguística do Espanhol. Licenciada em Letras, com habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade Federal Fluminense e graduada em Serviço Social pela mesma universidade. Mestra em Letras (área de concentração: Literatura Brasileira) pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Letras Neolatinas, Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou Espanhol e Português durante vinte anos em escolas públicas e privadas da Educação Básica. Tem pesquisado e desenvolvido projetos relacionados à leitura, letramento crítico, formação de professores e ensino/aprendizagem de Espanhol.

1ª edição


São Paulo, 2016
Página 2

Direção editorial de Idiomas: Sandra Possas
Edição executiva de espanhol: Roberta Amendola
Gerência de design e produção gráfica: Christiane Borin
Coordenação de arte: Raquel Buim
Edição de texto: Ludmila De Nardi
Assistência editorial: Fernanda Andrade do Nascimento Alves, Natália Kessuani Bego Maurício, Angela Cristina Costa Neves
Leitura crítica: Dayala Paiva de Medeiros Vargens, Renato Pazos Vazquez
Preparação de texto: Camilla Bazzoni de Medeiros
Revisão linguística: Cristiano Silva de Barros
Revisão: Silas Luiz Silva, Adriana Oliveira, Ana Paula Felippe, Angela Cristina Costa Neves, Carol Gama, Cecília Floresta, Elza Gasparotto, Jenifer Brito, Jenifer Ianof de la Fuente, Simone Keiko Shimabukuro, Vanessa K. B. Maurício
Áudio: Maximal Serviços Audiovisuais Ltda.
Projeto gráfico: Amanda Miyuki
Edição de arte: Carol Duran
Editoração eletrônica: Globaltec Editora e Tangente Design
Capa: Gustavo Moraes
Imagem da capa: ivanastar/Istock
Pesquisa iconográfica: Adriana Neves, Bianca de Melo, Sara Alencar
Coordenação de bureau: Américo Jesus
Tratamento de imagens: Denise Feitoza Maciel, Marina M. Buzzinaro, Rubens M. Rodrigues
Pré-impressão: Alexandre Petreca, Everton L. de Oliveira, Fabio N. Precendo, Hélio P. de Souza Filho, Marcio H. Kamoto, Vitória Sousa
Coordenação de produção industrial: Viviane Pavani
Impressão e acabamento:

Endereço para contato com as autoras da coleção:
sentidos@richmond.com.br

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
Freitas, Luciana Maria Almeida de
Sentidos en lengua española / Luciana Maria Almeida de Freitas, Elzimar Goettenauer de Marins Costa. -- 1. ed. -- São Paulo : Richmond, 2016.
“Língua estrangeira moderna : espanhol.” Obra em 3 v. Bibliografia.
1. Espanhol (Ensino médio) I. Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. II. Título.
16-01926
CDD-460.7
Índices para catálogo sistemático: 1. Espanhol : Ensino médio 460.7

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.



Todos os direitos reservados.

RICHMOND EDUCAÇÃO LTDA.
Rua Padre Adelino, 758 - sala 3 - Quarta Parada
São Paulo - SP - Brasil - CEP 03303-904
Vendas e Atendimento: Tel. (0_ _ 11) 2602-5510
www.richmond.com.br
2016
Impresso no Brasil

1 3 5 7 9 10 8 6 4 2


Página 3

Olá!

Esta é uma coleção didática de Espanhol para o Ensino Médio. Nosso objetivo é que, com o uso deste material, seu/sua professor/professora tenha mais um elemento para promover a educação linguística em Língua Espanhola. Você poderia nos perguntar: o que é educação linguística? É uma proposta educativa com o intuito de aproximá-lo/a de diversas práticas sociais públicas mediadas pela língua. Tal aproximação se dá por meio de atividades de compreensão e de produção de textos escritos e orais e, ainda, da reflexão sobre a linguagem, necessária para a realização dessas atividades. Assim, entendemos que é possível ampliar sua percepção sobre o mundo e sobre você mesmo/a, aspecto essencial para promover a construção de sua cidadania.

Consideramos que todas as práticas de linguagem partem de um “eu”, se dirigem a um “você” e são produzidas em um “aqui” e em um “agora”, ou seja, são situadas em um lugar e em um momento. Quando reproduzimos essas práticas em nossa coleção, recorrendo a textos diversos, orais e escritos, procuramos retomar elementos contextuais nas questões propostas com o propósito de ajudar você a refletir de maneira mais fundamentada sobre os textos.

Procuramos também abordar temas diversos, que sejam relevantes para sua educação, para sua atuação no mundo e, ao mesmo tempo, interessantes para você. Além disso, tanto os temas quanto os textos e as questões visam a estabelecer relações com outros componentes curriculares, especialmente aqueles da área de Ciências Humanas e Sociais, como História, Geografia e Sociologia. Com a Língua Portuguesa e com as outras línguas que você porventura estude em sua escola, a relação é muito mais intensa, porque toda a reflexão sobre a linguagem em Espanhol contribui para seu conhecimento em outras línguas.

Convidamos você a conhecer um pouco mais de Espanhol!

Um abraço,

As autoras

Dedicamos esta colección a nuestros alumnos, de quienes siempre aprendemos; a nuestros compañeros de trabajo, con quienes compartimos proyectos, sueños, risas y, algunas veces, miedos y angustias; a los estudiantes brasileños, a quienes nos gustaría despertar el gusto por la Lengua Española…
Página 4

Como se organiza este livro

Cada volume desta coleção possui quatro unidades, todas acompanhadas do apêndice El estilo del género. Além disso, ao final dos livros há outros apêndices: Entreculturas, Hay más, Síntesis léxico-gramatical e Cuestiones del Enem comentadas.

Neste volume, as unidades se organizam da seguinte forma:

Páginas de abertura

Apresentam o título, os gêneros, o tema, os objetivos gerais e imagens, especialmente reprodução de pinturas, esculturas, desenhos e fotografias, relacionadas com o tema da unidade. Assim, você pode ter seu primeiro contato com o trabalho a ser desenvolvido.





En Foco

Contém questões cujo objetivo é instigar uma primeira reflexão sobre o tema e sobre os gêneros discursivos trabalhados na unidade. Nesta seção, você também será estimulado a recuperar o que já conhece sobre o conteúdo explorado.



Lee

Apresenta uma atividade de compreensão leitora. A seção se inicia com Ya lo sabes, cujo propósito é recuperar seu conhecimento prévio e estimular a elaboração de hipóteses sobre o tema e sobre o gênero do texto que você lerá na subseção Lee para saber más. As questões de leitura encontram-se em Comprendiendo el texto. Em seguida, a subseção Entretextos propõe um diálogo entre o texto de Lee para saber más e outros, de gêneros diversos. Reflexiona promove uma reflexão sobre o que foi lido e, sempre que possível, estabelece conexões com seu contexto. A seção Lee termina com Comprendiendo el género, na qual há outro texto com o objetivo de abordar as características do gênero trabalhado.



Escucha

Organiza-se de forma semelhante à seção Lee, mas sua proposta é de compreensão auditiva. Inicia-se com Entrando en materia, cujo objetivo é ativar seus conhecimentos prévios e possibilitar a construção de hipóteses sobre o texto oral que será explorado. Em Oídos bien puestos, você ouvirá a gravação e realizará a atividade de compreensão. Em Más allá de lo dicho, propõe-se a reflexão sobre o texto e busca-se estabelecer as relações entre ele e seu contexto. Na subseção Comprendiendo el género, desenvolve-se um trabalho sobre o gênero discursivo abordado.



Escribe /Habla

Apresentam atividades de expressão escrita e oral, respectivamente, e contêm as mesmas subseções: em Arranque, é feita a introdução do gênero discursivo focalizado nas propostas; em Puesta en marcha, são explicitados os itens relacionados às condições de produção do texto – o tema, o objetivo, os interlocutores, a forma, o meio de circulação e a autoria; em Cajón de herramientas, são discutidos alguns recursos que devem ser observados na versão inicial do texto; finalmente, em Hacia atrás, você é orientado a revisar seu texto e apresentar a versão final.


Página 5

Autoevaluación

Apresenta uma proposta de autoavaliação da aprendizagem. Compõe-se de questões relativas à compreensão e à produção dos gêneros que são os eixos da unidade, bem como da reflexão sobre seu tema e sobre o engajamento nas atividades desenvolvidas.



Apêndices

El estilo del género

Localiza-se imediatamente após cada unidade e apresenta outras questões sobre vocabulário e gramática, sempre relacionadas aos gêneros discursivos trabalhados nas atividades de produção e de compreensão.



Entreculturas

Promove sua aproximação a diferentes manifestações estéticas, especialmente literárias, do mundo hispânico e propõe uma reflexão sobre as imagens apresentadas nas aberturas das unidades.



Hay más

Apresenta atividades e textos complementares relacionados ao que foi trabalhado nas unidades.



Síntesis léxico-gramatical

Resume, para rápida consulta, alguns elementos de vocabulário e de gramática relativos ao estilo dos gêneros trabalhados ao longo das unidades.



Cuestiones del Enem comentadas

Traz questões das provas de 2011 a 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com comentários sobre o comando das questões e sobre as opções de resposta.



Ícones

Sinaliza as questões que estimulam a reflexão sobre o tema da unidade no contexto brasileiro e também sobre alguns aspectos linguísticos relacionados ao Espanhol e ao Português.

Indica as questões que você pode responder apenas oralmente.

Identifica a faixa do CD em que se encontra a gravação do texto oral.

→ Indica a continuação do texto na página seguinte.

Quadro

SIGUE LA PISTA

Este quadro apresenta informações complementares para contextualizar alguns textos e ampliar os sentidos de algumas palavras e expressões.


Página 6

Sumario

1 ¡A reír, que todavía es gratis! 8
Géneros discursivos: historieta y monólogo de humor.
Tema: función crítica del humor.
En foco 10
Lee (historieta) 11
Ya lo sabes (prelectura) 11
Lee para saber más 12
Tema: humor y crítica social 12
Comprendiendo el texto (lectura) 12
Entretextos (relación con otros textos) 13
Reflexiona (post-lectura) 16
Comprendiendo el género (análisis del género discursivo) 16
Tema: humor y papeles sociales 16
Escucha (monólogo de humor) 20
Entrando en materia (preaudición) 20
Oídos bien puestos (audición) 21
Tema: humor y cotidianidad 21
Más allá de lo dicho (post-audición) 21
Comprendiendo el género (análisis del género discursivo) 22
Proyecto – ¡A reír, que todavía es gratis! 23
Escribe (historieta) 24
Arranque (presentación de la situación) 24
Puesta en marcha (presentación de la situación y planificación) 25
Tema: un hecho actual o una situación cotidiana 25
Cajón de herramientas (módulos y producción inicial) 26
Hacia atrás (revisión y producción final) 29
Habla (monólogo de humor) 29
Arranque (presentación de la situación) 29
Puesta en marcha (presentación de la situación y planificación) 30
Tema: un hecho actual, una situación cotidiana, un personaje conocido o un objeto 30
Cajón de herramientas (módulos y producción inicial) 30
Hacia atrás (revisión y producción final) 31
Autoevaluación 31
El estilo del género 32
Expresiones idiomáticas 32
Coloquialismos 32
Formas y usos de pronombres complemento 34

2 Los mundos del trabajo 36
Géneros discursivos: entrevista periodística escrita y oral, carta de presentación y videocurrículum.
Tema: los mundos del trabajo.
En foco 38
Lee (entrevista periodística escrita) 40
Ya lo sabes (prelectura) 40
Lee para saber más 41
Tema: niños en trabajo doméstico 41
Comprendiendo el texto (lectura) 43
Entretextos (relación con otros textos) 44
Reflexiona (post-lectura) 47
Comprendiendo el género (análisis del género discursivo) 48
Tema: empleo vulnerable 48
Escucha (entrevista periodística oral) 52
Entrando en materia (preaudición) 52
Oídos bien puestos (audición) 52
Tema: equidad de género en el trabajo 52
Más allá de lo dicho (post-audición) 53
Comprendiendo el género (análisis del género discursivo) 53
Escribe (carta de presentación) 54
Arranque (presentación de la situación) 54
Puesta en marcha (presentación de la situación y producción inicial) 56
Tema: la formación y la experiencia laboral 56
Cajón de herramientas (módulos) 57
Hacia atrás (revisión y producción final) 58
Habla (videocurrículum) 59
Arranque (presentación de la situación) 59
Puesta en marcha (presentación de la situación y planificación) 60
Tema: la formación y la experiencia laboral 60
Cajón de herramientas (módulos) 60
Hacia atrás (revisión y producción final) 61
Autoevaluación 61
El estilo del género 62
Recursos de coherencia textual 62
Uso de partículas discursivas 64
Formas y usos de verbos en Condicional Simple 64
Página 7

3 Salud y respeto desde el principio 66
Géneros discursivos: texto de divulgación científica, informe oral y folleto educativo.
Tema: niñez, salud y educación.
En foco 68
Lee (texto de divulgación científica) 69
Ya lo sabes (prelectura) 69
Lee para saber más 70
Tema: educación de los niños 70
Comprendiendo el texto (lectura) 72
Entretextos (relación con otros textos) 74
Reflexiona (post-lectura) 78
Comprendiendo el género (análisis del género discursivo) 78
Tema: lactancia y salud 78
Escucha (informe oral) 84
Entrando en materia (preaudición) 84
Oídos bien puestos (audición) 85
Tema: violencia obstétrica 85
Más allá de lo dicho (post-audición) 86
Comprendiendo el género (análisis del género discursivo) 87
Proyecto – Salud y respeto desde el principio 88
Escribe (folleto educativo) 89
Arranque (presentación de la situación) 89
Puesta en marcha (presentación de la situación y producción inicial) 90
Tema: salud y educación de los niños y sus efectos en la adolescencia y en la vida adulta 90
Cajón de herramientas (módulos) 91
Hacia atrás (revisión y producción final) 92
Habla (informe oral) 92
Arranque (presentación de la situación) 92
Puesta en marcha (presentación de la situación y producción inicial) 92
Tema: salud y educación de los niños y sus efectos en la adolescencia y en la vida adulta 92
Cajón de herramientas (módulos) 93
Hacia atrás (revisión y producción final) 93
Autoevaluación 93
El estilo del género 94
Recursos de coherencia y cohesión textual 94
Usos del artículo neutro “lo” 97
Formas y usos de pronombres complemento 97

4 Nuestra América, nuestra África 98
Géneros discursivos: artículo periodístico de opinión, ponencia, carta del lector, presentación de póster.
Tema: historia y cultura afrobrasileñas y de los pueblos originarios.
En foco 100
Lee (artículo periodístico de opinión) 101
Ya lo sabes (prelectura) 101
Lee para saber más 101
Tema: día nacional de Zumbi y conciencia negra en Brasil 101
Comprendiendo el texto (lectura) 102
Entretextos (relación con otros textos) 105
Reflexiona (post-lectura) 107
Comprendiendo el género (análisis del género discursivo) 107
Tema: causa indígena en Brasil 107
Escucha (ponencia) 111
Entrando en materia (preaudición) 111
Oídos bien puestos (audición) 112
Tema: causa indígena en Brasil y en Hispanoamérica 112
Más allá de lo dicho (post-audición) 112
Comprendiendo el género (análisis del género discursivo) 112
Escribe (carta del lector) 113
Arranque (presentación de la situación) 113
Puesta en marcha (presentación de la situación y producción inicial) 116
Tema: uno de los textos del apartado Lee 116
Cajón de herramientas (módulos) 116
Hacia atrás (revisión y producción final) 117
Proyecto – Nuestra América, nuestra África 117
Habla (presentación de póster) 118
Arranque (presentación de la situación) 118
Puesta en marcha (presentación de la situación y producción inicial) 119
Tema: un aspecto de la historia y la cultura afrobrasileñas o de los pueblos originarios 119
Cajón de herramientas (módulos) 119
Hacia atrás (revisión y producción final) 121
Autoevaluación 121
El estilo del género 122
Formas y usos de verbos en Subjuntivo 122

Entreculturas 128
Hay más 146
Síntesis léxico-gramatical 168
Cuestiones del Enem comentadas 178
Referencias 190
Guion del CD 192
Página 8

1 ¡A reír, que todavía es gratis!

© FERNANDO CARVALL



Caricatura Tarsila do Amaral, de Fernando Carvall.

© EDO


Caricatura Pablo Picasso, de Edo.

© ULISSES ARAUJO



Caricatura Frida Kahlo, de Ulisses Araujo.
Página 9

© VICTOR COLMÁN



Caricatura Salvador Dalí, de Victor Colmán.

© GUAICO


Caricatura Fernando Botero, de Guaico.




Compartir con tus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   87


La base de datos está protegida por derechos de autor ©psicolog.org 2019
enviar mensaje

    Página principal
Universidad nacional
Curriculum vitae
derechos humanos
ciencias sociales
salud mental
buenos aires
datos personales
Datos personales
psicoan lisis
distrito federal
Psicoan lisis
plata facultad
Proyecto educativo
psicol gicos
Corte interamericana
violencia familiar
psicol gicas
letras departamento
caracter sticas
consejo directivo
vitae datos
recursos humanos
general universitario
Programa nacional
diagn stico
educativo institucional
Datos generales
Escuela superior
trabajo social
Diagn stico
poblaciones vulnerables
datos generales
Pontificia universidad
nacional contra
Corte suprema
Universidad autonoma
salvador facultad
culum vitae
Caracter sticas
Amparo directo
Instituto superior
curriculum vitae
Reglamento interno
polit cnica
ciencias humanas
guayaquil facultad
desarrollo humano
desarrollo integral
redes sociales
personales nombre
aires facultad